Reparo em Paddles do Atari

Atari Logo

Dica rápida do Juan Carlos Castro y Castro de reparo em paddles do Atari. Mais simples é impossível, e atinge qualquer tipo de usuário, seja de retrocomputação e/ou retrogame, já que o mesmo paddle funciona em Atari 8-bits, Commodore 16, VIC20, 64 e em vários outros lugares, além de poder ser usado ( com um pouco de esforço ), em emuladores como o Stella.

Em uma cessão de direitos de uso dos famigerados controles provinda do já citado Juan, me deparei com o cenário de um par de paddles com mal de parkinson e alzheimer… Um não conseguia parar de tremer, e o outro simplesmente esquecia em que posição estava e voltava para o outro canto da tela!!! Ou seja? mãos à obra…

Pra quem não sabe, os paddles são de simplicidade impar, consistem em 1 potenciômetro e um trigger/botão digital. De tamanha a simplicidade, os paddles vem em pares usando apenas uma porta de joystick. Jogos como Arkanoid, Kaboom! e PAREDÕES like, ganham um novo nível de jogabilidade com esses controles, realmente muito aconselhável te-los para sentir a nostalgia nas mãos.

Comece abrindo o controle, são apenas 2 parafusos em cada.

Paddle

Vamos agora soltar o potenciômetro…

Paddle

Com isso, você o potenciômetro em suas mãos. Cuidado para não arrebentar os fios, senão teremos que recorrer ao ferro de soldas. O próximo passo é abrir o potenciômetro, ele é travado por 4 pinos metálicos na base, use uma chave de ponta fina para levanta-los, e com cuidado termine com um alicate de ponta fina bem devagar para não quebrar ou será GAMEOVER.

Paddle

Chegamos ao núcleo do problema… temos uma trilha de carvão ativado, e contatos metálicos provavelmente muito oxidados pelo uso e tempo. Aqui o processo é cuidadoso para não acabar com a condutividade e resistência do carvão ativado na trilha fixa; limpe-a com cuidado usando apenas um cotonete seco.

Na parte móvel/metálica, use álcool anidrio ou isopropílico com uma escova de dentes de cerdas macias, e vá esfregando com cuidado para não amassar até ficar brilhante novamente… Atente para o fato de que no meio da pequena placa também há uma trilha, limpe-a com um cotonete embebido nesse mesmo álcool.

Paddle

Por último, vamos dar uma pequena torcida nos contatos metálicos para ele ter maior contato com a trilha fixa, já que com o tempo eles provavelmente ficaram cansados. Para tal, use a mesma chave de ponta fina, torcendo-os um pouquinho para cima com todo o cuidado do mundo, tanto de os contatos de baixo, quanto os de cima da pequena torre do potenciômetro.

Vamos aproveitar antes de montar tudo também para lubrificar onde a torre entra na base. Use um cotonete com vaselina pastosa ou graxa branca. Lembre-se de não deixar excessos, nem tão pouco que a vaselina/graxa contamine os contatos recém limpos.

Paddle

Bem… agora estamos prontos para fechar o potenciômetro! Basta remontar tudo, amassar um pouco com os próprios dedos os pinos que seguram a placa, e terminar o serviço com um alicate. Verifique se tudo ficou bem preso, e remonte a carcaça do paddle seguindo o processo contrário do início.

E pronto!!! Paddles novinhos e prontos para minhas sessões de Arkanoid!!! 😀

Periféricos, Restauração, Retro Computação, Video Game

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>