UNISDISK… Part 1

UnidiskQuerer usar os nossos clássicos nos dias de hoje, com suas unidades originais de armazenamento como fitas magnéticas e disquetes, é um verdadeiro suplício! Além de não termos mais à disposição tais mídias, as poucas que nos restam estão se deteriorando. Com isso em mente, algumas pessoas se focam em criar alternativas como a CFFA para Apple, a IDE-Mapper da Tecnobyte para MSX, a UltraSatan para Atari ST e vários outros projetos que mantém nosso amados micros vivos e funcionais.

Bem, vamos falar hoje da UNISDISK, o novo projeto do pai da SDISK II o mestre Koichi Nishida. Pra quem não conhece, a SDisk II é um emulador de drive DISK II para Apple, o qual você pode usar com imagens de disco dentro de um simples SD, e é ligada diretamente na placa controladora de disco. O problema está na limitação de só poder usar imagens de disco do DOS 3.3, ou seja, ficamos limitados a 140Kb além de só emular 1 único drive por porta. Isso não é problema para um Apple //, porém pra usar ProDOS e discos de 800k em um Apple //C+ ou um //GS  a coisa fica limitada e não é muito versátil.

Esse primeiro lote, foi postado do Japão no dia 10 de Dezembro e surpreendentemente chegou em minhas mãos no dia 23, e o melhor… sem ser tarifado!!! Quem me dera que os correios fossem sempre tão eficientes assim. O unbox foi rápido, placa bem feita, cabos bem acasos, acabamento de primeira, soldas feitas por mãos profissionais, e ainda me surpreendi ao ver que ambas as placas já vieram providas de um SDHXC Classe 4 de 8GB já preparado com alguns programas, o código fonte do Firmware, e o update 20121210 do firmware da plaquinha. O Nishida, comentou que assim que chegasse a placa, ele já teria terminado o Firmware que daria suporte ao Apple //c+, e pra minha grata surpresa no mesmo dia de recebimento da placa, recebi uma mensagem pelo Facebook, com o arquivo de atualização.

A atualização do Firmware é simples, basta copiar o arquivo .HEX para a raiz do SD, conectar a UNISDISK II em um computador, ligar o computador com o botão FUNC da placa pressionado e ela fará o update sem maiores problemas e muito rapidamente. Após isso, passei aos testes… JOGOS!!! Mas antes de chegarmos nesse ponto, vamos ver as teclas de função da placa e seus 2 modos de operação ( SMARTPORT e DISK II ).

Unidisk Funções

As teclas são usadas para acesso as funções, mudança de arquivos, seleção de modos de operação, seleção das imagens para as unidades ( UNISDISK emula até 4 discos em modo SMARTPORT e 2 no modo DISK II ). A utilização é bem simples veja abaixo como manusear as funções da placa:

  • Atualizar Firwmare: Manter pressionado FUNÇÃO ao ligar o micro;
  • Modo de operação DISK II: Manter pressionado DOWN ao ligar o micro;
  • Modo de operação SMARTPORT: Manter pressionado UP ao ligar o micro;
  • Mudar imagem: Pressione FUNÇÃO, navegue com UP e DOWN e selecione com enter;
  • Mudar unidade: Pressione FUNÇÃO, segure UP ou DOWN por 1 segundo.

Os testes foram promissores, em ambos os modos tudo se comportou bem estável e sem maiores percalços. Ao copiar um arquivo .DSK para o SD e acessá-lo pela primeira vez, um arquivo de mesmo nome com a extensão .NIC é criado ( somente no modo DISK II ). No modo SMARTPORT as imagens .PO rodaram quase em sua totalidade com excessão do Prince of Persia, que foi testado com várias imagens tanto de 140kb quanto de 800kb e até mesmo uma versão ripado por mim com o ADTPro, e nada o fez rodar.

Amanhã farei mais uma bateria de testes, mas independente do resultado, meu Apple //c+ ganhou um fiel e inseparável escudeiro. Olhem as fotos abaixo, e me digam se não combinam muito bem?

  • 2013-12-24 17.18.25
Photo Carousel by WOWSlider.com v4.8m

Periféricos

Comments are closed.