UNISDISK – Part 2

Unidisk Funções

Após alguns testes à mais, testando as imagens de disco de diversas fontes, os resultadosforam excelentes!!! Tanto no modo DISKII, quanto no modo SMARTPORT a placa foi primorosa nos testes. É um pouco trabalhoso pra achar as imagens de disco certas pela net, mas vou postar alguns sites, onde tudo o que testei funcionou de primeira. Pra facilitar ainda mais à vida, também tem um programa pra converter de DSK->NIC no PC antes de colocar as imagens no SD.

 Os jogos indispensáveis para meu Apple, são sem dúvida Prince of Persia, Karateka e o adventure brasileiro Enigma dos Deuses… pra minha tristeza inicial, somente o Karateka rodou, e ainda assim bugado. As imagens que utilizei foram todas retiradas do FTP do Asimov; garimpando um pouco mais, consegui as imagens que rodam sem maiores problemas, fazendo minha felicidade por completo! Agora meu //c+ não precisa mais de disquetes, meu drive agradece!!! 😀

Apple IIc+ rodando Prince of Persia, com a UNISDisk em modo SDISK II…

IIc+ Prince of Persia

Convertendo DSK para NIC

A primeira vez que uma imagem DSK for carregada para uso, a UNISDisk converte automaticamente para o formato NIC é bem rápido, mas ainda assim eu prefiro converter as imagens antes de colocá-las no SD. Só para frisar, esse processo só é necessário para o modo SDISKII. Os link’s para o conversor:

Binários e Source para Windows

A utilização é bem simples, não requer instalação… basta arrastar a imagem DSK para cima do ícone DSK2NIC, e será gerada a imagem em formato NIC. Basta copiar a imagem gerada para o SD, e pronto.

Coleções em 800kb

Gosto muito das coleções de jogos da 202 Alliance, eles pegaram vários jogos em DOS 3.3 e converteram para ProDOS agregando um menu para seleção dos jogos, é bem bacana e tem vários jogos legais entre eles Frogger, Montezuma’s Revenge, Pooyan, Pitfall II e muitos outros clássicos para entreter-nos por horas à fio. Os links estão abaixo, e o arquivo TXT ( alliance_pack ) contém a lista com os jogos de cada pacote.

alliance_pack
Adventure Disk #1
Adventure Disk #2
Misc Disk #1
Misc Disk #2
Arcade Disk #1
Arcade Disk #2
Arcade Disk #3
Arcade Disk #4
Arcade Disk #5
Arcade Disk #6
Arcade Disk #7
Diversos A-A ( Apple IIgs )
Diversos B-B ( Apple IIgs )
Diversos C-C ( Apple IIgs )
Diversos D-F ( Apple IIgs )
Diversos G-I ( Apple IIgs )
Diversos J-L ( Apple IIgs ) <— Faltando no repositório
Diversos M-N ( Apple IIgs ) <— Faltando no repositório
Diversos O-P ( Apple IIgs )
Diversos Q-R ( Apple IIgs )
Diversos S-S ( Apple IIgs )
Diversos S-T ( Apple IIgs )
Diversos T-Z ( Apple IIgs )
 

Estão faltando 2 pacotes da Alliance, não encontrei… Se alguém tiver ou encontrar, por favor comente nos POSTs que farei a alteração aqui.

O outro lugar onde consegui fazer todas as imagens funcionarem, foi no Virtual Apple II, um excelente emulador online para Apple II e IIgs; apesar de carregar as imagens diretamente no emulador online, ele fornece as imagens para download no menu do lado direito. Segue o link de referência…

http://www.virtualapple.org

Bem… acho que tem bastante coisa pra todos se divertirem aqui. Qualquer outra dica, referência, link’s, imagens e afins, por favor nos envie! todas as informações são bem vindas.

Abraços à todos.

Periféricos

2 responses to UNISDISK – Part 2


  1. Sander, obrigado pelo relato, e pelos links para as imagens!
    Se ainda não tiver encontrado as duas imagens faltantes, eu as encontrei no link a seguir:

    http://www.mmnt.net/db/0/0/ftp.apple.asimov.net/pub/apple_II/images/games/collections/alliance_collection

    Um abraço.

    • É um prazer Marcelo! E milhões de obrigado pelas imagens faltantes… esse mês entra um novo post sobre uma mega alteração em um Atari STFm, que ganhou IDE e 4Mb de RAM, além de um HxC embutido com display no gabinete ficou animal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>